DESAFIOS E APRENDIZAGENS NO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM AMBIENTES ESCOLARES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Kevinny Carvalho Garcia
  • Resumo
  • O estágio curricular supervisionado no Ensino Fundamental, desenvolvido nos anos iniciais na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Balão Mágico, em Rolim de Moura-RO, entre 31 de março e 2 de maio de 2025, constituiu uma etapa essencial para compreender a prática docente em sua dimensão real e cotidiana. A vivência possibilitou aproximar a teoria aprendida na universidade da prática escolar, ao mesmo tempo em que revelou os desafios e as potencialidades do trabalho pedagógico em sala de aula. A experiência teve como foco compreender de que maneira o professor atua como mediador do processo de ensino e aprendizagem, além de refletir sobre a importância de uma prática acolhedora, crítica e democrática. O percurso envolveu observação da rotina da turma, participação em atividades, apoio à professora regente, planejamento de sequências didáticas e, por fim, a realização da regência, que contemplou os principais componentes curriculares da BNCC, como leitura, escrita, operações matemáticas, Ciências, História, Geografia, Artes e Ensino Religioso. Foram realizadas leituras de autores como Pimenta (1995, 1999) e Felício e Oliveira (2008), que reforçam a concepção do estágio como espaço de construção de saberes e de articulação entre teoria e prática. O contexto da escola, marcado pela diversidade cultural e social, evidenciou tanto os avanços em termos de inclusão e recursos pedagógicos, quanto os desafios relacionados às diferenças nos ritmos de aprendizagem e às demandas socioemocionais dos alunos. Durante a regência, destacou-se a importância do planejamento como ferramenta que orienta e confere intencionalidade às práticas educativas, exigindo, contudo, flexibilidade e constante adaptação. Os resultados alcançados indicam que metodologias diversificadas, escuta atenta, atendimento individualizado e criação de vínculos afetivos com os estudantes são fatores decisivos para promover a participação ativa e o desenvolvimento da autonomia. Em síntese, a experiência do estágio proporcionou aprendizagens valiosas sobre o papel do professor, que transcende a mera transmissão de conteúdos e se configura como um compromisso ético, político e humano voltado à formação integral e crítica dos alunos. Conclui-se que a docência é um campo permeado por desafios e descobertas contínuas, que requer sensibilidade, dedicação e reflexão permanente para assegurar uma educação democrática e transformadora.

     

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem, Desafios, Experiências, Estágio
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 1- Experiências do Estágio Escolar Supervisionado: a perspectiva discente
Voltar

A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.

Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento.  Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.

  • GT 2- Infâncias e Políticas Educacionais no contexto rondoniense
  • GT 3- Práticas de ensino
  • GT 4- Pesquisa em Educação
  • GT 1- Experiências do Estágio Escolar Supervisionado: a perspectiva discente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Juliana Cândido Matias

Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

Comissão Científica

Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

 semanadepedagogia25@gmail.com

Whatsapp

31 9 91377975 (Prof. Dimir Viana)

69 9 8428-5636 (Profa. Juliana Matias)

 

REALIZAÇÃO

DAED – Departamento Acadêmico de Educação UNIR – Universidade Federal de Rondônia

Campus UNIR – Rolim de Moura

Avenida Norte/Sul, 7.300 – Bairro Nova Morada, Rolim de Moura – RO